30.7.08

Receitas Doidas: Sanduba de Pipino


No "Receitas Doidas" de hoje teremos uma velha especialidade da culinária franco-picareta: Le Sanduí de Cornichóns, mais conhecido no vulgo como Sanduba de Pipino.

Negossiguintch.

Ingredientes:
  • Pão preto em fatias. O melhor do Brasil é o Wickbold, mas pode arriscar outra marca se você for trouxa.
  • Cornichóns. Basicamente isso é só um pepininho em conserva. Ele é muito feio e esquisito, parece uma piroca de um alienígena muito feio. E ele vei boiando numa água salgada muito da suspeita, cheio de sementes flutuando. É uma das comidas mais feias que você já viu na sua vida. E é assombrosamente gostosa.
  • Queijo prato. Não me venha com mussarela, parmesão, ou outras picaretagens. Quando a vida pede um queijo prato, dê a ela um queijo prato. Nem mais, nem menos.
  • Maionese. Hellmann's, Gourmet, Mayonegg's, Minasa... por mim tanto faz. Eu gosto da Hellmann's.
  • Mostarda. Heinz, ou Hemmer. Porque meu estômago não é pinico.
  • Cebola. Cebola crua. Daquelas que arde. Que faz a gente chorar. Se você não gosta de chorar sem motivo, eu posso te contar a história da minha vida. Ou então pisar no seu pé.
OK, tudo preparado? Agora é simples. Primeiro você dá uma tostadinha de leve em um dos lados do pão. Isso vai ajudar o sanduíche a não esfarelar depois. Cubra um dos lados de cada fatia do pão preto com maionese e mostarda - uma camada bem fina de cada lado, para evitar desastres. Coloque um pouco de pepino cortado em fatias, e umas rodelas de cebola crua. Complete com o queijo prato. Eu costumo colocar uma camada bem grossa, de aproximadamente 5mm, para compensar o sabor forte dos outros ingredientes do sanduíche.

Recomendo acompanhar com um copão de leite bem gelado, ou então uma bela cerveja importada.

A vantagem dessa comida é que ela é boa, relativamente barata, super leve e saudável. É ótima para agitar festinhas no seu apartamento, ou para comer sozinho mesmo. Um dos maiores desafios do morador solitário é fazer comidas rápidas, baratas, e sofisticadas. Diga não ao Miojão!

Nenhum comentário: