10.2.09

Fogão totalflex

No último sábado finalmente comprei meu fogão. Um Atlas modelo Denver. Foi no Ponto Frio do Eldorado, preço bom. Entregaram segunda de manhã. Tinha um outro Atlas um pouco mais caro também que era automático, mas não tinha lá. A vendedora entendeu um comentário meu como reclamação disso, e até me deu uma garantia estendida na faixa na compra do fogão desautomático.

Só depois da entrega que fui então me preocupar em como ia ligar o bicho. Não veio mangueira, e pensei "tudo bem, isso é pra comprar no supermercado mesmo". Fui no Futurama da Av. Angélica, e achei lá um saquinho com a mangueira, regulador, e nele tinha escrito bem claramente: "utilizar somente com GLP."

Em meu prédio chega gás encanado, e é gás natural. Deixei de comprar, e fui procurar em outros lugares. Achei numa loja só a mangueira, sem o regulador, e perguntei pra dona especificamente se podia usar ocm gás natural,e ela disse que não, que eu ia ter que procurar em uma outra loja que é especializada em fogões.

A tal loja também é perto da minha casa. Lá tinha atal mangueira pra gás natural, é uma metálica, linda, mais grossa. E mais cara também. A conexão dela é uma rosca. A vendedora finalmente me explicou que eu ia ter que pedir na assistência técnica a conversão do meu fogão pra usar gás natural. Voltei em casa, e foi só então que verifiquei: na minha parece o cano do gás realemnte termina numa rosca larga, e não no tradicional biquinho de GLP. No dia seguinte o zelador me confirmou que eu ia ter que fazer a tal conversão.

Hoje peguei o papel que veio junto do fogão com os endereços de todas assistências da Atlas. Olhei cada um dos 13 endereços no Google maps, e achei o mais próximo da minha casa (na verdade no papel só tinha 10, eu peguei foi um 11o que achei no site da atlas.) Marquei a conversão... É gratuita! Olhando na internet vi que tem até lei (não sei se é federal) dizendo que as indústrias precisam oferecer essa troca gratuitamente.

Vai ser na quinta, depois eu relato o resultado...

2 comentários:

Débora Antunes disse...

Esse blog está desativa e eu o encontrei tardiamente, depois de passar um ano e meio morando sozinha. Agora, que estou prestes a voltar ao lar e a todo aquele movimento com o qual não estou acostumada.
Mas achei tão interessante o blog, penso que deveriam ressucitá-lo.
Cheguei aqui porque preciso desligar a mangueira de gaz do meu fogão e nessa mini-cidade-explore-o-universitário vão me cobrar 20 reais pra isso.
Claro, vocês não resolveram meu problema, mas foi legal passar por aqui.

Fgustavo2 disse...

Muito oportuno o relato da conversão do fogão GLP para GN, aconteceu a mesma coisa comigo. O problema foi quando eu mudei do apartamento cujo sistema era Gás Natural encanado para Gás Liquifeito de Petróleo. Sabe quanto pediram para reconverter? Trezento reais; é mole? Acho que o fabricante poderia fazer alguma coisa para auxiliar seus consumidores. Imagine se cada vez que mudar de residência eu tiver que desenbolsar esta importância.