9.11.08

Tomando medidas e medindo tomadas

Era pra ser um post ilustrado, com inúmeras fotos dos procedimentos técnicos que vou descrever, mas infelizmente foi tudo feito subitamente sem muito planejamento. Só espero poder ilustrar satisfatoriamente a história com minhas humildes habilidades narrativas.

As tomadinhas de telefone do meu apartamento são um nojo. Ou eram, porque troquei o par de tomadas da sala, as únicas em uso por enquanto. Na parede há o normal em qualquer tomada: uma daquelas caixas de plástico com um cano por onde chegam o par de pares trançados cinzentos, as duas linhas telefônicas. Mas cada um desses pares trançados estava ligado a uma tomadinha horrível, e estas ligadas imediatamente a adaptadores de tomadas do padrão Telebrás para o formato "americano", o popular RJ-11 que é o mais fácil de se encontrar hoje em dia.

Essas duas quimeras conectivas encontravam-se largadas dentro da caixa de plástico na parede, sujas com manchinhas da tinta amarela que foi empregada na parede, demonstrando a falta de capricho dos pintores. Fechando a caixa, um espelho branco, relativamente bonitinho, mas preso com um único parafuso a um dos buracos de fixação da caixa.

Para tentar melhorar essa situação deprimente, primeiro comprei o material indispensável: novas tomadas. Comprei tomadas brancas daquelas que tem tanto os buracos do padrão brasileiro, quanto RJ-11, dispensando assim os conectores. Comprei também o suporte de metal para as tomadas, que é uma tira de metal dobrada apropriadamente furada.

Fui numa lojinha meia-boca, e eles me venderam duas tomadas diferentes. Pedi pra trocar depois, mas eles não tinham duas da que achei melhor, então ficou assim mesmo. É bom que posso comparar as duas tomadinhas aqui no blog! E ficou faltando ainda os parafusos pra prender tudo no lugar. Só achei os parafusos em outra lojinha, na Madá.

É possível encontrar pra vender o conjunto completo: as tomadinhas, suporte, parafusos e espelho. Seria o ideal. Mas com pouco dinheiro e com tempo de ir apenas nas lojas nas redondezas, teve que ser essa bagunça.

Enfim. Para instalar as tomadas a primeira coisa que vocês tem que saber é que os fios do telefone possuem polaridade. Apesar da gente costumar usar pares sem distinção de cor, existe uma polaridade. Você também precisa saber que o choque pode ser bem doloroso... Não toque no fio ou no metal das ferramentas enquanto estiver trabalhando. E reze pra não receber uma ligação durante o serviço, eu já vi gente tomando choque da tensão que surge ali quando toca a campainha, e parece que o negócio é bravo.

Para descobrir a polaridade, acho que é possível utilizar um multímetro, ou coisa que o valha, e aí basta procurar na Internet pra descobrir qual dos pinos é o positivo. Mas se você vai apenas trocar de tomada, você só precisa ver na hora que fio está onde, e ligar no mesmo terminal. Dica: ligue um fio primeiro, e o outro depois. Já aconteceu muito comigo de trocar um conector, e desligar todos fios do velho primeiro, e aí esquecer qual vai onde. Não sei se é seguro ligar os fios na polaridade invertida, portanto recomendo extrema precaução.

O primeiro conector que fui trocar desmanchou na minha mão quando fui tirar a capa. Que negócio mais velho e ruim... Liguei em um conector em que a parte "americana" é uma pecinha de plástico separada. A dificuldade nesses conectores é que tem que tomar cuidado pra não deixar solto o fiozinho que vai do parafuso, que fica na parte "Telebrás", até a parte "americana".

O segundo conector estava sem a capa de cima, era apenas a parte crucial da tomada, com um adaptador para RJ-11 tampando tudo. A pessoa que fez aquilo foi "esperta"... Foi esperta também prendendo as tomadas com fita crepe do lado de trás do espelho. Mas obviamente não é algo que dure muito: as fitas estavam caídas lá dentro, mumificadas, deixando apenas resquícios gosmentos de cola onde estavam antes.

Na outra tomada nova os terminais da parte americana são fios que fica "flutuando" quando você tira a tampa, e tem que vigiar pra colocá-los no lugar certo quando fecha o conector. Nessa tomada o parafuso era mais profissional: tinha uma chapinha pra colocar entre a cabeça do parafuso e os fios, garantindo uma melhor conexão e fixação.

Parafusei os suportes na caixa, e posicionei as tomadas (o correto seria ter ainda parafusado as tomadas no suporte, mas não tinha os parafusos para isso). Aí basta agora apenas parafusar o espelho nos buracos dos suportes, como tem que ser. Podem ocorrer alguns problemas de alinhamento nessa hora, e os parafusos podem inclinar durante a colocação, mas com jeitinho as coisas assentam no lugar, e fica tudo tran-chan.

Não se submeta à preguiça alheia! Não aceite menos do que uma tomada alinhada com a parede, e espelhos colocados sem deixar buracos. Cuide bem de suas tomadas, interruptores, torneiras e tudo mais, são a alma da sua casa!

Nenhum comentário: