26.6.08

Sonho de criança comunista

Hoje é um dia conveniente para estrear neste blog... Acontece que eu já moro sozinho a algum tempo, só que estou justamente de mudança outra vez, procurando um lugar melhor pra ficar --- estou a quase um ano em um cantinho temporário, aqui em São Paulo.

Estou procurando algo no eixo Rebouças-Consolação, e existe um lugar que se adequa a esta restrição, e ainda por acaso realizaria um sonho de infância meu que vai além do simples sonho de morar sozinho: seria morar no COPAN!

O COPAN é um predião gigantesco que fica ao lado do Edifício Itália, outro grande mas que não é residencial. Foi projetado pelo Niemeyer, apesar de que ouvi falar que não é um projeto pelo qual ele morra de amores. Eu ouvi falar do COPAN desde criança, e me lembro nitidamente de ser um símbolo recorrente em desenhos que eu fazia, junto de naves espaciais, técnicos do CNEN e MiGs 17 (porque diabos eu desenhava isso, vcs perguntem pro meu irmão, que me ensinou). E nunca senti a mesma atração pelo Edifício JK, por exemplo... E tem outro motivo por que o COPAN me atrai agora que estou mais crescidinho. Por mais que o Niemeyer possa não gostar, o prédio é dele e tem o jeitão dele, e eu como belo-horizontino me sinto um pouco mais em casa quando vejo aquelas linhas curvas que apenas a tecnologia do concreto armado pôde oferecer.

Hoje foi então o encontro histórico. Saí do Cemitério da Consolação, onde acompanhei o inesperado funeral da doutora e primeira-dama Ruth Cardoso, e desci a avenida (ou rua, sei lá) da Consolação em direção ao bicho. Parece um pouco longe no mapa, mas é uma caminhada tranqüila, ladeira abaixo. De longe é fácil começar a ver o Edifício Itália, mas o COPAN só surge bem mais perto, e de repente... Exatamente quando comecei a me perguntar "mas onde se escondeu aquele gigante?", vi a inconfundível pontinha superior esquerda dele saindo de trás de outro prédio.

Chegando lá figuei logo contente em perceber a profusão de cafés e restaurantes por perto. Se tem uma coisa que venho sentindo falta desde que saí de Campinas é de um bom café perto de casa. Tomei lá um excelente espresso na cafeteria "Café Tipo Exportação", com um ótimo pão-de-queijo ainda. E tudo isso por R$3,60. Desconheço café com melhor relação custo/benefício na região de Pinheiros e da Paulista; e que benefício, viu!...

Pra tornar agora o texto ainda mais informativo, além da dica do cafezinho, aproveito pra falar a interessados que pra procurar apartamento pra alugar no COPAN tem que ligar pro sr. Sérgio, da administração: telefone 3259-5917 (nem liguei ainda). Me recomendaram também procurar a Louvre Imóveis para encontrar mais possibilidades na região. Se eu vou encontrar ou não, fica como gancho pra semana que vem.

Na saída do COPAN vi uma (suposta) estudante de arquitetura tirando fotos e fotos com uma super-câmera violenta. Imagino que deve ser uma visão comum por ali. Bom mesmo, porque aquela região ali da cidade está bastante bonita...

Nenhum comentário: